café da manhã

Comer de manhã garante mais energia e disposição para as atividades do dia

Acordar em cima da hora e sair de casa sem comer nada é um hábito muito comum de pessoas com uma rotina atribulada. Mas pular a primeira refeição do dia não é recomendado, pois, após uma longa noite de sono, o corpo precisa repor os nutrientes usados para, assim, ter mais energia e disposição ao realizar todas as atividades. Quando uma pessoa fica em jejum por muito tempo, o organismo começa a queimar massa magra para obter energia e pode haver uma diminuição brusca dos níveis de glicose no sangue, gerando mal-estar, tontura, náusea, fadiga, aumento dos batimentos cardíacos e confusão mental.

 

Por isso, o café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia e precisa receber a devida atenção. Quem vai para a academia logo cedo precisa ter uma alimentação ainda mais nutritiva, pois o organismo demanda uma quantidade maior de carboidratos e proteínas no momento de executar os exercícios. O café da manhã deve ser feito pelo menos 30 minutos antes do início do treino, para que o organismo consiga absorver os nutrientes dos alimentos. É importante que o atleta monte uma dieta equilibrada e própria para o seu tipo de treino com a orientação de um nutricionista, garantindo, assim, mais qualidade de vida e os resultados desejados. Saiba quais são os melhores alimentos para consumir na parte da manhã e ter mais energia:

 

Pão integral

Se você não vive sem um pãozinho pela manhã, uma sugestão é substituir o feito com farinha branca pelo integral. Mas certifique-se de que o produto é feito unicamente com farinha de trigo integral – caso um dos ingredientes seja farinha de trigo enriquecida com ácido fólico, trata-se de um pão branco disfarçado. Esse alimento é uma boa fonte de carboidratos e fibras, o que trará energia e saciedade para o início do dia. Para fazer um lanche completo, você pode rechear duas fatias de pão integral com peito de de frango desfiado e queijo branco ou cottage.

 

Ovos mexidos

Uma receita prática para o café da manhã é a de ovos mexidos. Basta misturar dois ovos e temperos naturais a gosto em uma frigideira e está pronto! Para dar um toque a mais ao prato, você pode adicionar ervas finas, cogumelos e ricota. O ovo é rico em ômega 3, vitamina B12 e albumina – uma proteína de alto valor biológico.

 

Mingau de aveia

Tradicional receita de pais e avós, o mingau de aveia é um bom aliado numa dieta saudável, pois fornece ao corpo carboidratos, proteínas, minerais, fibras e vitaminas importantes para o seu bom funcionamento. Quem pratica atividades físicas pode adicionar whey protein no preparo desse alimento para ter mais energia durante o treino e acelerar a reparação e o aumento dos músculos.

 

Frutas

Saborosas e refrescantes, as frutas são fontes de vitaminas, fibras e carboidratos, e podem ser consumidas in natura ou em sucos naturais. Para o período da manhã e no pré-treino, as frutas mais indicadas são as de baixo a moderado índice glicêmico, como ameixa, maçã, pêra, damasco, melão, pêssego e morango.

 

Iogurte desnatado

O iogurte desnatado tem baixo teor de gordura e é rico em proteínas e cálcio, além de conter probióticos – micro-organismos que melhoram a flora intestinal. Consumido puro ou combinado com frutas e cereais integrais, o iogurte é uma opção ao leite e pode ser consumido, em alguns casos, por pessoas que apresentam baixo nível de intolerância à lactose.