Chá verde auxilia no emagrecimento?

Diogo Círico 20/02/2017

Conhecido por suas propriedades digestivas e terapêuticas, o chá verde é produzido com as folhas da erva Camellia sinensis, que é cultivada em larga escala em países asiáticos, como China, Japão, Índia e Tailândia. Essa bebida é utilizada há mais de 3.000 anos pelos chineses e ganhou o mundo por ser considerada bastante saudável e ter uma importante ação antioxidante e anti-inflamatória, prevenindo o envelhecimento precoce. Há também estudos que comprovam que o chá verde tem efeito termogênico natural, que acelera o metabolismo e contribui para o emagrecimento, além de ser eficaz na prevenção e no tratamento de doenças associadas à obesidade, como problemas cardiovasculares e diabetes.

Leia mais: Como tomar termogênico? Saiba mais aqui!

 

Chá verde termogênico

Derivada do grego, a palavra termogênico significa “que produz calor”. Essa é exatamente uma das características do chá verde, pois ele acelera o metabolismo, aumentando a temperatura corporal e a queima de calorias. Por isso, essa bebida está presente na dieta de quem quer perder peso. O efeito termogênico natural do chá verde está ligado à interação das catequinas com a cafeína, duas substâncias presentes na erva que estimulam a termogênese. Muitos atletas usam suplementos que possuem esse efeito para perder massa gorda e melhorar o seu desempenho nos treinos. Porém, a ingestão excessiva de alimentos ou produtos termogênicos pode trazer prejuízos à saúde, como pressão alta, aceleração dos batimentos cardíacos, irritabilidade, problemas gastrointestinais, hiperatividade, enjoos, tremores, insônia e perda do apetite. O ideal é consultar um nutricionista antes de incluir o chá verde termogênico no plano alimentar.

 

Chá verde e seus benefícios

O chá verde é composto por flavonoides – principalmente catequinas –, cafeína, carboidratos, vitaminas B, C e E, aminoácidos e minerais, como cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro. Vários benefícios do chá verde já foram citados, entre eles a aceleração do metabolismo – que é aliada do emagrecimento –, e a ação antioxidante, que combate os radicais livres no organismo. Outros efeitos positivos comprovados desse alimento são o aumento da saciedade, a redução do colesterol ruim (LDL), a maior produção de dopamina e serotonina (neurotransmissores ligados ao bem-estar) e a melhora da digestão. O chá verde também auxilia em processos anti-inflamatórios, antiaterogênicos (prevenção de doenças cardiovasculares), antitumorais (combate ao desenvolvimento de tumores) e hipoglicemiantes (redução da quantidade de glicose no sangue).

 

Receita de chá verde

Chá verde, gengibre e canela são alguns dos alimentos termogênicos mais conhecidos no mundo e apresentam benefícios em comum, como a ação anti-inflamatória, a melhora do sistema imunológico e a aceleração do metabolismo. A combinação do chá verde com gengibre e canela pode ser uma aliada do emagrecimento, sendo importante a orientação de um profissional da saúde para o seu consumo diário.

 

Ingredientes:

– 5 paus de canela

– 2 pedaços pequenos de gengibre

-2 colheres (sopa) de chá verde instantâneo (sabor natural) GROWTH SUPPLEMENTS

– 1 litro de água

 

Modo de preparo:

Coloque a canela, o gengibre e a água em uma panela. Leve ao fogo e deixe ferver por 3 minutos. Desligue o fogo e adicione o chá verde. Tampe a panela e deixe em infusão por 5 minutos.

Leia mais: Para que serve termogênico? Saiba tudo aqui!

Visitado 1 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067