Canjica fit

Canjica – receita fit com sabor sem igual

Com aquele gostinho delicioso de Festa Junina, a canjica receita fit conquista qualquer um. O melhor de tudo é que você pode apreciar esse doce tradicional sem culpa. Com as dicas da G Suplementos, a canjica fit tem leves alterações na receita original. E fique tranquilo, o sabor de infância permanece o mesmo, assim como os benefícios da canjica. A ideia é escapar das tentações dos doces super calóricos e apostar nessa opção nutritiva e com baixas calorias, seja no período de Festas Juninas ou no restante do ano!

Receita de Canjica: Quais os benefícios

Canjica é fonte de energia

Rica em carboidratos

Canjica possui proteínas

Rica em fibras e vitaminas

E o que é a canjica, afinal?

Uma das principais dúvidas está justamente no nome. No Nordeste, canjica é um creme ou mingau de milho – já na região Centro-Sul do país, a mesma receita recebe o nome de curau. A canjica, para essa região, é o milho branco debulhado e cozido no leite de coco ou de vaca, que tem o nome de munguzá no Nordeste. Pode parecer confuso, mas a receita que traremos é justamente dessa segunda mistura com leite. O termo tem origem na língua africana Quimbundo, originalmente escrito kanjika. O ingrediente principal da receita que compramos hoje no mercado foi definido em 1989 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento como o padrão de milho para canjica.

Canjica engorda?

Depois de passar pela história dessa receita que é patrimônio brasileiro, podemos entender um pouco de como ela beneficia a dieta de quem malha. Essa receita, quando preparada com novos ingredientes, pode ter menos calorias e garantir os melhores nutrientes do milho. É possível encontrar boas quantidades de proteínas, fibras, ferro, fósforo, zinco e vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6 em apenas 100 gramas de canjica. Por isso, não se preocupe em pensar se a canjica engorda, já que ela é muito nutritiva e se encaixa em várias dietas.

Receita de canjica fit

Canjica fit na dieta

A canjica pode ser uma excelente opção de sobremesa para as diferentes refeições ao longo do dia. Especialmente nas refeições que antecedem e sucedem o treino – os famosos pré-treino e pós-treino. Isso porque ela oferece uma excelente porção de carboidratos que fornecerão energia para a realização dos seus exercícios, e que também podem auxiliar na recuperação dos músculos depois da academia. Lembrando que é sempre indicado consultar um nutricionista na hora de montar sua dieta, garantindo uma avaliação individual das suas necessidades e opções ao longo do dia.

Receita de canjica fit

Ingredientes

2 xícaras de chá de milho para canjica

5 cravos da índia

3 canelas em pau

½ litro de água

2 xícaras de chá de leite desnatado

1 garrafa de leite de coco light

1 colher de sopa de margarina

3 colheres de sopa de dextrose

Modo de preparo

O milho da canjica precisa ficar descansando em água de um dia para o outro antes de cozinhar, a não ser que você prefira usar a canjica pré cozida. Depois disso, escorra bem e transfira para uma panela. Adicione os ingredientes, como canela em pau, cravo, água, leite de coco e a margarina. Aqueça tudo em fogo baixo, misturando sempre até o caldo engrossar e a canjica ficar bem macia. Depois de preparar tudo e finalizar, junte a dextrose que adoçará a receita de canjica. Para servir, adicione também um pouco de canela em pó, um excelente termogênico. Outra ideia que também pode ser incorporada é adicionar o óleo de coco, garantindo ainda mais nutrientes a essa sobremesa funcional.