Brigadeiro de whey

Brigadeiro de Whey Protein

As proteínas do soro do leite, mais conhecidas como whey protein, são obtidas através do processo de fabricação do queijo. Estas proteínas são especiais pois possuem alto valor nutricional, são fontes de alto teor de aminoácidos essenciais, especialmente os de cadeia ramificada que também são chamados de BCAA.

Por serem derivados do leite também se encontra alto teor de cálcio e de peptídeos bioativos (estruturas compostas por aminoácidos) do soro. Existem muitas pesquisas demonstrando sua grande aplicabilidade no esporte, grande efeitos sobre a fabricação de proteínas musculares, redução da gordura corporal e também melhora do desempenho físico.

Os compostos bioativos oferecem benefícios para a saúde humana. Entre eles podemos destacar efeitos hipotensivo (controle a da pressão arterial), antioxidante (combate aos radicais livres produzidos durante o exercício, e hipocolesterolêmico (redução de colesterol).

Brigadeiro de Whey

Devido a estes benefícios desta fonte proteica fica bem indicado o consumo de whey protein não somente por atletas e indivíduos praticantes de atividade física, mas pessoas sedentárias que estão em busca de qualidade de vida também podem contar com este suplemento para melhorar a saúde. Uma forma saborosa de incluir whey na rotina alimentar seria um brigadeiro de whey protein.

INGREDIENTES do brigadeiro de Whey:

1 + 1/3 de xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de leite em pó desnatado
60 g de whey protein sabor chocolate (ou baunilha)
1 colher (sopa) de margarina light
adoçante a gosto
2 colheres (sopa) de cacau em pó solúvel sem açúcar
granulado de chocolate a gosto
castanhas trituradas a gosto

MODO DE PREPARO: Receita do brigadeiro de Whey

– Num liquidificador coloque 1 + 1/3 de xícara (chá) de água, ½ xícara (chá) de leite em pó desnatado, 60 g de whey protein sabor chocolate (ou baunilha) e bata até ficar homogêneo.
– Coloque numa panela 1 colher (sopa) de margarina light e leve ao fogo baixo até derreter. Adicione o whey protein batido e misture. Acrescente, aos poucos, adoçante a gosto, 2 colheres (sopa) de cacau em pó solúvel sem açúcar, misturando sempre, até soltar do fundo da panela (+/- 5 minutos). Retire do fogo e deixe esfriar.
– Com uma colher pegue pequenas porções de massa, faça bolinhas e em seguida passe no granulado de chocolate ou castanhas trituradas. Sirva em seguida.