Benefícios da pasta de amendoim para quem malha

Diogo Círico 02/03/2017

Um ingrediente símbolo da culinária norte-americana tem conquistado os brasileiros por suas propriedades à saúde. Nos Estados Unidos, esse alimento é muito utilizado no café da manhã e no lanche da tarde, sendo um complemento nutritivo na rotina alimentar. Por ser fabricada com a semente do amendoim, essa pasta é fonte de proteínas, vitaminas, fibras, minerais, gorduras boas e nutrientes antioxidantes. Muitos se encantam pelos benefícios da pasta de amendoim.

Há diferentes versões no mercado, e algumas das mais recomendadas são a pasta de amendoim integral – que é feita com amendoim natural torrado e triturado – e a pasta de amendoim proteica – que recebe a adição de whey protein e é uma opção vantajosa para quem faz musculação ou qualquer outro tipo de atividade física. Leia este post e descubra os verdadeiros benefícios da pasta de amendoim.

Sumário

Benefícios da pasta de amendoim para ganho de massa muscular

Quem está focado no ganho de massa muscular encontra na pasta de amendoim uma ótima fonte de proteínas que auxiliam no combate à fadiga, na melhora do desempenho nos treinos e na recuperação dos músculos nos momentos de descanso. Além disso, esse alimento age na prevenção de doenças cardiovasculares, dá mais energia, prolonga o tempo de saciedade, previne o envelhecimento precoce, fortalece os ossos, contribui com o emagrecimento, regula a pressão arterial, tem ação anti-inflamatória e reduz a quantidade de colesterol ruim (LDL). A pasta de amendoim pode ser consumida no pré-treino como uma estratégia para a prevenção do catabolismo e da hipoglicemia, já que é lentamente digerida pelo organismo.

Vale lembrar que a pasta de amendoim é calórica, por isso, não deve ser consumida em excesso. Recomenda-se a ingestão diária de uma colher de sopa cheia, que corresponde a aproximadamente 90 calorias. Aqueles que fazem atividades físicas regularmente podem dobrar essa quantidade, consumindo duas colheres por dia. A melhor forma de aproveitar todos os benefícios da pasta de amendoim integral é contar com a orientação de um nutricionista, que saberá avaliar as suas necessidades de acordo com os seus objetivos. Se você quer incluir a pasta de amendoim no seu dia a dia de uma forma prática e saborosa, siga esta receita:

Benefícios do amendoim na musculação

O amendoim possui inúmeros nutrientes e é um alimento interessantíssimo para quem pratica musculação. Pelo fato de ser bem calórico, as porções podem ser consumidas diariamente, mas em uma quantidade pequena. O amendoim possui papel importante também no bom funcionamento de vários órgãos e sistemas. Sendo assim, a ingestão controlada deste alimento é muito benéfica.

Pasta de amendoim: pré-treino ou pós-treino?

Não existe uma regra em relação a isso, mas é possível ingeri-la de uma forma mais estratégica. Como a pasta de amendoim é uma boa fonte de energia, ela pode ser uma excelente opção para o pré-treino. Mas o importante é ter um tempo bem espaçado da refeição até o treino, porque a pasta de amendoim possui muitas calorias, o que torna a sua digestão mais lenta.

Tapioca com pasta de amendoim

A tapioca é feita de farinha de mandioca e vem ganhando espaço nas refeições dos brasileiros por ser nutritiva e saudável. Muitas pessoas estão substituindo o pão branco e a pizza pela tapioca, pois ela é rica em vitaminas e minerais, não contém glúten, possui baixas calorias e pouca quantidade de sódio, além de combinar com diversos ingredientes, tanto doces quanto salgados. A receita de tapioca com pasta de amendoim com whey protein é muito fácil de fazer e pode ser consumida em qualquer refeição do dia, para dar mais energia nos treinos e impulsionar o ganho de massa muscular.

Ingredientes:

Goma de tapioca
1 colher (sopa) de pasta de amendoim integral
½ scoop de whey protein sabor chocolate
Coco ralado sem açúcar ou rodelas de banana

Modo de preparo:

Em um recipiente, peneire uma porção de goma de tapioca. Coloque a goma peneirada em uma frigideira antiaderente pré-aquecida até cobrir o fundo e aperte delicadamente com uma espátula. Deixe aquecer por alguns minutos e vire do outro lado. Misture o whey protein com a pasta de amendoim. Passe o recheio na tapioca ainda na frigideira e acrescente o coco ralado ou as rodelas de banana por cima. Dobre a tapioca ao meio e sirva.
Descubra e experimente novas receitas com esse produto tão importante para a dieta de quem busca uma vida mais saudável. Usufrua dos benefícios da pasta de amendoim e conquiste aqueles resultados que tanto deseja.

Visitado 3 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067