Benefícios do Whey Protein para vegetarianos

Diogo Círico 03/02/2017

As proteínas do soro do leite são consideradas hoje nutrientes funcionais, isso porque elas possuem nutrientes essenciais ao desenvolvimento muscular, mas que também implicam em aspectos relacionados à saúde estimulam diversos sistemas de nosso organismo como o sistema imunológico. Devido a grande concentração de aminoácidos essenciais, peptídeos bioativos e proteínas digeridas rapidamente whey protein é hoje o melhor suplemento fonte de proteínas para a refeição que se faz imediatamente após a atividade.

Nos dias de hoje muitas são as barreiras que dificultam a execução de uma dieta adequada, a correria do dia a dia, a escassez na oferta de alimentos de boa qualidade e a falta de informação são alguns deles. Além disso, algumas pessoas possuem naturalmente limitações no consumo alimentar como algumas religiões, crenças, veganismo/vegetarianismo, entre outros.

Quando falamos atividade física pensamos logo em proteínas, isso porque este nutriente é capaz de potencializar o desenvolvimento adequado do tecido muscular, evitar fadiga, fornecer condições ideais para recuperação dos músculos, entre outras funções.  O publico vegetariano é especial, pois acabam restringindo alimentos que possuem altas concentrações de proteínas, caso não haja conhecimento e programação suficiente na hora de elaborar a dieta pode haver deficiência no consumo e consequentemente queda no desempenho atlético. Muitos indivíduos observam melhora significativa no seu rendimento ao adicionar suplementação proteica justamente, pois através do simples consumo alimentar a demanda energético-proteica não era atendida.

Sumário

Proteínas e Aminoácidos

A ingestão de proteínas e aminoácidos, logo após o treinamento físico favorece a recuperação e síntese de proteínas musculares. Quanto mais rapidamente o músculo for nutrido melhor serão as respostas do organismo frente aos estímulos. Os indivíduos vegetarianos assim como toda a população encontram inúmeros benefícios através da suplementação com proteínas do soro do leite, pode-se observar aumento na concentração dos aminoácidos essenciais em especial os BCAA ao utilizar o whey protein. Em especial a leucina que possui ação no processo de iniciação da ativação da síntese proteica, desta forma o whey protein concentrado pode favorecer o anabolismo muscular. Para o vegetarianismo benefícios do Whey são inúmeros.

Suplementos para vegetarianos

Pesquisares ainda evidenciam que o perfil de aminoácidos das proteínas do soro do leite é muito semelhante ao das proteínas do músculo esquelético, fornecendo desta forma quase todos os aminoácidos em proporção similar às do mesmo, fato este que define whey protein como suplemento altamente anabólico e dentre as várias opções de proteína do mercado o mais recomendado para a refeição liquida imediatamente ao final do exercício físico.

Restrição alimentar e a importância da suplementação

O whey protein ainda apresenta benéficos extra à saúde de seus consumidores, ele pode trazer atividade imunomoduladora conferido pela fração proteica imunoglobulinas. Atividade antimicrobiana e antiviral desencadeada pelas frações proteicas lactoferrina, lactoperoxidase, µ-lactalbumina e as imunoglobulinas. Ainda não muito bem claro está a atividade anticâncer, pesquisas já foram realizadas em animais e também em culturas de cédulas. A proteção ao sistema cardiovascular acaba sendo determinada pelo efeito das proteínas do soro do leite na redução de triglicerídeos e colesterol. Os perigos Whey Protein são grandes mitos, já que esse produto é extremamente confiável e tem origem natural.

Visitado 4 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067