BCAA: Quanto devo tomar? Como dividir as porções?

Diogo Círico 31/01/2017

BCAA é um suplemento que concentra os três aminoácidos de cadeia ramificada, que por sua vez pertencem à categoria dos aminoácidos essenciais.

Em indivíduos saudáveis a dieta deve oferecer 9 aminoácidos devido a incapacidade de nosso organismo em produzir estes nutrientes.

Dentre estes aminoácidos temos três deles que possuem característica molecular especial devido a sua estrutura molecular, a estes três elementos damos o nome de aminoácidos de cadeira ramificada ou mais popularmente conhecidos como BCAA (sigla da língua inglesa), são eles Leucina, Valina e Isoleucina. Estes aminoácidos estão em grande quantidade no tecido muscular justamente por possuírem metabolização neste tecido.

Estes aminoácidos são usados pelo tecido muscular durante o exercício físico, são atribuídas as propriedades de prevenir a fadiga durante os exercícios e ajudar no ganho de massa muscular, por este motivo sugere-se que sejam consumidos antes do treino.

Outro beneficio que podemos encontrar ao suplementar com os BCAA é a melhora da imunidade e melhora da recuperação do tecido muscular após as atividades, por este motivo sugere-se que sejam consumidos também após as sessões de treino.

Sumário

Como tomar BCAA?

A forma como consumir os BCAA dependerá diretamente das características do individuo, quantidades em cada horário dependerão de aspectos como rotina de treino, dieta praticada, composição corporal entre outros.

A única forma garantida de consumir os BCAA da forma correta é passando por uma analise criteriosa com profissional nutricionista, quando o individuo não pode contar com este suporte sugerimos que o individuo use seu peso para calcular a porção de BCAA a ser consumida em cada horário (antes e após o treino).

Em pesquisas cientificas usando aminoácidos de cadeia ramificada observamos valores que variam entre 0,05gr por kg de peso até 0,1gr por kg de peso, ou seja, um individuo de 70kg pode necessitar de uma porção que varia entre 3,5gr a 7gr em cada momento (pré e pós-treino).

A escolha na dosagem, se esta deverá ser maior ou menor será feita levando em consideração as características da rotina de treino, quanto mais intensa e mais frequente forem os treinos maiores a demanda. Quanto menos intenso menor a demanda.

Como tomar BCAA?

Concentração dos aminoácidos no BCAA

No mercado existem diversas formulas de BCAA, a diferença pode estar em relação à concentração de cada um dos três aminoácidos. As formulas variam na maioria das vezes em relação à quantidade de leucina na porção. 2-1-1, 4-1-1, 10-1-1.

Leucina é sempre o primeiro numero na descrição, variando as formulas em quantidade de leucina. A concentração mais parecida com aquela encontrada no músculo é de 2-1-1 por este motivo esta é a forma de apresentação mais adequada. Isso influencia também quanto BCAA tomar na sua rotina, por exemplo.

Saiba mais:

Horários para tomar BCAA

Os BCAA podem ser ingeridos em qualquer momento do dia, seja nos lanches, no café da manhã ou em refeições aleatórias, a programação das porções só dependerá da rotina dietética do individuo. Como exemplo, podemos citar a rotina dietética de um individuo que possui grande quantidade de massa muscular, mas tem dificuldade para consumir uma refeição solida com boas quantidades de aminoácidos de cadeia ramificada.

Este individuo poderia adicionar BCAA não somente no pré ou pós-treino, mas também nas refeições que acontecem 3, 6, 8 horas após o treino. Sempre tendo em mente que a ajuda de um nutricionista é indispensável para definir a quantidade de BCAA por dia que beneficiará sua saúde e seus resultados.  

Top 3 Suplementos para Emagrecer e Definir

Aproveite e veja nosso vídeo Top 3 Suplementos para Emagrecer e Definir. Dê o play abaixo e se inscreva em nosso canal!

Visitado 12 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067