BCAA pode ajudar na absorção de carboidratos?

Pode existir uma grande confusão por parte de alguns indivíduos praticantes de atividade física que consomem o suplemento BCAA (Aminoácidos de Cadeia Ramificada). Hoje em dia, muito se fala nas academias de forma anedótica, e as informações são disseminadas como verdades mesmo sem que haja fundamentação para tal.

Uma das últimas dúvidas que chegou até a equipe da Growth Supplements foi: BCAA pode ajudar na absorção de carboidratos?

Não existe nenhuma relação entre essa classe de aminoácidos e absorção de carboidratos. Na verdade, o contrário poderia acontecer se fosse uma situação diferente. Alguns aminoácidos precisam da ajuda da insulina como transportador para que sejam absorvidos da forma correta.

Mas não é o caso dos BCAA. Esses nutrientes por si só já estimulam a produção de insulina pelo pâncreas e o fazem liberar esse hormônio, acarretando na sua absorção e no transporte, normalmente sem ajuda de carboidratos.

Uma possível justificativa para essa confusão seria o fato de que, no mercado dos suplementos, alguns BCAA levam adição de vitamina B6. A B6 atua, entre outras funções, na reação de degradação dos aminoácidos – transaminação, desaminação, descarboxilação e dessulfuração.

Por isso, a vitamina B6 aliada ao BCAA pode resultar em um processo digestivo e absortivo adequados. Além dessa função, a vitamina B6 é encontrada nas células na forma ativa (PLP) – coenzimas que atuam no metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos.

Talvez haja alguma confusão entre a presença de B6 no BCAA e uma possível melhora no metabolismo dos carboidratos, mas nada que a nutrição não consiga desmistificar. Nutrição trata-se de uma ciência, por isso, a sugestão é sempre buscar orientação de um profissional nutricionista quando o assunto são nutrientes. Erros na programação alimentar podem gerar gastos indevidos, frustrações por não conseguir os resultados ou até pior – afetar a saúde de maneira negativa.