Batata doce engorda?

Growth 05/01/2017

Encontrada durante todo o ano no mercado, a batata-doce se tornou uma opção fixa na dieta de quem pratica musculação. Ela traz inúmeros benefícios e nutrientes, mas muita gente ainda se pergunta sobre o valor calórico dela, especialmente quem não pratica atividades físicas de modo tão regular. Será que batata doce engorda ou não? Ela pode ser um vilão na dieta?

Benefícios da Batata Doce

A resposta está basicamente na maneira como ela é incluída na sua rotina e a combinação com todas as atividades que você realiza. Rica em antioxidantes, a batata-doce apresenta toda sua potencialidade principalmente para quem malha e busca um carboidrato de excelente qualidade para as refeições. Ela já está presente na história do continente há mais de 10 mil anos e as receitas para aproveitá-la são inúmeras, tanto em pratos doces quanto em salgados.

Batata doce engorda?

Batata doce engorda?

A batata doce realmente engorda?

Não se pode dizer que a batata doce engorda. O ganho de peso ou gordura é evidenciado a partir de diversos fatores, misturando tanto a dieta quanto a prática de atividades físicas, por exemplo.

É sempre bom lembrar que nenhum alimento pode ser classificado dessa forma. É importante sempre consumir esse ingrediente com moderação e garantir que ele seja combinado com outros elementos de uma dieta saudável. A dica é consumir com a própria casca, que oferece bons nutrientes e fibras, colaborando ainda mais para a saciedade.

Na medida certa, a batata-doce apresenta um baixo teor de gorduras e constitui até mesmo um dos principais ingredientes da dieta para diabéticos, já que seus carboidratos têm baixo índice glicêmico. Isso evita os picos de glicose no sangue e permite que seus carboidratos sejam aproveitados de maneira mais lenta e gradual. Isso tudo contribui exatamente para o emagrecimento, já que você sente a saciedade por muito mais tempo e não precisa fazer outra refeição logo em seguida.

Como a batata doce nos ajuda nos treinos?

  • Rica em antioxidantes;
  • Excelente anti-inflamatório;
  • Carboidrato complexo;
  • Presente na dieta de diversos atletas.

Como incluir a Batata Doce na dieta?

Além de produzir a saciedade por mais tempo, a batata-doce não sobrecarrega o pâncreas. É um mito pensar que a batata doce engorda muito ou que a batata doce engorda mais que salgado.

Para encaixar na sua dieta, consulte sempre um nutricionista para indicar a quantidade e os melhores momentos. Isso ajuda a encontrar as refeições estratégicas para aproveitar melhor todos os benefícios da batata. Em geral, ela pode ser consumida ao longo do dia e nas refeições pré-treino. A combinação mais conhecida é a mistura da batata-doce com frango como lanche durante a tarde.

Modo de preparar a batata doce

Outra dica para aproveitar ainda mais o preparo é nunca deixar a batata na geladeira antes de cozinhar. Ela pode ser guardada fora da geladeira, sempre na sombra para não estragar. Antes de assar ou cozinhar, mergulhe-a em água com uma colher de sopa de limão ou vinagre por litro de água. Faça isso sem tirar a casca da batata doce, mantendo os nutrientes contidos nessa parte do ingrediente e impactando positivamente no sabor. Ela pode ser incluída em doces e salgados, garantindo um gosto suave e levemente adocicado.

Batata doce e os Suplementos

Ela pode ser tranquilamente consumida na dieta de quem já ingere algum suplemento alimentar. É a escolha certa para quem busca os famosos carboidratos complexos, garantindo a energia para enfrentar os treinos mais intensos. A batata-doce em pó é também uma excelente opção para quem tem dificuldade para encaixar uma boa quantidade do ingrediente na dieta.

Visitado 7 vezes, 1 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).