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Batata doce em pó: inclua já na sua dieta!

A batata doce é um alimento muito importante na dieta de quem malha, pois oferece diversos nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do organismo, na melhora do desempenho nos treinos e no ganho de massa muscular. Essa raiz tuberosa, originária da América Central e do Sul, é composta por 90% de carboidratos na sua massa seca, o que a torna uma boa fonte de energia para quem a consome. No Brasil, as principais regiões produtoras de batata doce são o Rio Grande do Sul e o sul de Minas Gerais, sendo um cultivo de fácil adaptação em vários climas.

Para facilitar ainda mais a vida de quem tem uma rotina agitada e segue uma dieta equilibrada, foi criada a batata doce em pó, que é obtida por meio de processos de cocção e desidratação do tubérculo. Esse produto pode ser misturado nas bebidas de sua preferência ou ser utilizado em diversas receitas que componham as refeições ao longo do dia. A batata doce possui carboidratos complexos de lenta digestão, que fornecem energia gradualmente para o corpo no momento da execução de atividades intensas e de longa duração, pois esses nutrientes são quebrados e armazenados na forma de glicogênio.

Benefícios da batata doce

Altamente nutritiva, a batata doce é um alimento rico em carboidratos, fibras, betacaroteno, betacriptoxantina, vitaminas do complexo B, A, C e E, e minerais, como fósforo, cálcio e potássio. Essas substâncias são benéficas para o organismo, e cada uma participa de alguma função corporal – como melhorar o trânsito intestinal, prolongar a sensação de saciedade, controlar os níveis de colesterol, aumentar a resistência a infecções, regular a síntese e a degradação proteica, combater os radicais livres, fornecer energia para as células, ajudar com ação anti-inflamatória, prevenir doenças como a artrite e auxiliar na recuperação do tecido muscular.

 

Inclusão na dieta

Para fazer uma comparação, a ingestão recomendada de carboidratos por dia é de 5 a 10g por quilo de peso corporal, enquanto a de proteínas é de 1,2 a 2g por quilo de peso corporal. Esses números podem variar dependendo do tipo de treino, da duração do exercício físico e das necessidades individuais. Isso mostra o quanto os carboidratos são essenciais em uma dieta saudável. Ao preparar a batata doce natural, é importante fazer o cozimento em fogo baixo para preservar as propriedades benéficas dos carboidratos e manter o seu baixo índice glicêmico. Por ser muito versátil, a batata doce pode servir de acompanhamento nas refeições, ser batida em sucos e shakes ou aparecer como protagonista em pratos doces e salgados.

Quem deseja ganhar massa muscular pode optar pela batata doce em pó, que facilita o consumo adequado de carboidratos no plano alimentar. Em 100g desse alimento in natura, são encontrados 20g de carboidratos; essa mesma quantidade pode ser obtida com a ingestão de apenas três colheres de sopa do suplemento. A orientação de um nutricionista é de extrema importância para ter uma dieta individualizada e alcançar os melhores resultados.