Batata doce, conheça um pouco mais sobre este maravilhoso carboidrato!

Diogo Círico 17/09/2015

Batata doce, conheça um pouco mais sobre este maravilhoso carboidrato.

Leia!

História 


A batata doce teve sua origem na America Tropical, foi levada para Europa pelos Portugueses e Espanhóis e da Europa para os demais continentes mais adiante.
Aqui no Brasil a região Sul é a maior produtora, detendo 50% da produção anual de batata doce.
Cultivo
Por se tratar de uma cultura rústica e de fácil adaptação pode ser cultivada em diversos locais. A batata doce apresenta grande produção de matéria prima por unidade de área. Hoje ela é cultivada tanto para comercio quanto para alimento de subsistência. A EMBRAPA é a empresa brasileira responsável por cuidar dos trabalhos relacionados a melhoramento genético, sanidade, multiplicação de plantas, entre outros.
Existem espécies de batata doce com película externa branca, rosada ou avermelhada. A cor da polpa pode ser branca, amarelada ou creme.

sweet-potatoes

Industrialização


A colheita é feita de modo artesanal, manual. Não há um ponto/tempo especifico para colheita, a colheita pode ser feita de acordo com a necessidade de comercio. Porém a colheita ideal acontece entre 120 e 150 dias após plantio.
No mercado brasileiro a batata doce é comercializada lavada, porém o ideal é que fosse feito processo de escovação. A lavagem deve ser evitada, pois prejudica a conservação e aumenta as perdas nutricionais devido aos ataques de patógenos.
Esta hortaliça tem inúmeras aplicações, tanto para pratos salgados ou doces. Na indústria ela é transformada em doces enlatados, confeitaria e fécula. Na alimentação animal constitui componente para rações de bovinos e suínos.
Quando processada a batata doce, por meio do processamento mínimo pode-se suprir o mercado de produtos de fácil e rápida utilização como farinhas pré-gelatinizadas, cereais pré-cozidos e “snacks”.
Desidratação osmótica, processo de secagem a altas temperaturas por curto espaço de tempo (HTST) são muito bem recomendados para aplicação sobre a batata doce, estes métodos são escolhidos devido ao alto teor de amido presente naturalmente no alimento. As características químicas aliadas a técnica de processamento ideal promove a formação de uma película crocante no alimento, características que permitem-na competir com produtos obtidos através outros processos tecnológicos que seriam aplicados a alimentos não tão saudáveis e com maiores custos. Isso significa que a batata doce pode ser explorada pela indústria para a fabricação de lanches saborosos.

Nutrientes e funções


A batata doce é uma hortaliça de elevado valor nutricional pelo alto percentual de hidratos de carbono, excelente fonte de carotenoides, vitaminas do complexo B, potássio, ferro e cálcio e fibras.
Suas raízes são tuberosas variam de forma, tamanho e coloração, conforme a cultivar e o meio ambiente em que são produzidas.
Podemos ver que a batata doce não representa apenas mais “um rostinho bonito na televisão”, trata-se realmente de um alimento de elevado valor nutricional!
– Os carboidratos provenientes da batata doce são classificados como baixo índice glicêmico, ou seja, possuem baixo impacto sobre os níveis de glicose circulante após a refeição. Impactam de maneira sutil na produção de insulina pelo pâncreas. Este efeito ocorre por conta da estrutura química do carboidrato (amido) presente e também a presença de outros nutrientes. Resumindo, trata-se de uma fonte de carboidratos de excelente qualidade, pode e deve ser consumida.
-.A batata doce contém alto teor de fibras, o que promove efeito funcional pois eleva a absorção de nutrientes, a aumenta o transito intestinal, promove saciedade, e também estimula redução do colesterol sérico,
– A vitamina A é fornecida pela grande quantidade de carotenoides esta vinculada a proteção da pele e das mucosas, esta ligada a saúde da visão, fortalecimento do sistema imunológico entre outros benefícios importantes a saúde.
– Vitaminas do complexo B, em especial a niacina que esta intimamente ligada aos processos de liberação de energia para realização das atividades físicas e rotina dia a dia.
– Vitamina C, além de todos os benefícios a saúde ainda atuará no combate aos radicais livres produzidos pelo individuo praticante de atividade física.
– Cálcio que está envolvido diretamente no processo de contração e relaxamento da fibra muscular.
– Ferro encontra-se envolvido nos processo de transporte de oxigênio e respiração celular
– Potássio participa de quase tudo! Rsrss. Alguns pontos importantes que ele marca presença: contração muscular, controle da pressão arterial, regula entrada e saída de água na célula..

Enfim, vejam vocês que a batata doce é um alimento que tem todo o aval para fazer parte da dieta de qualquer pessoa. Do idoso a criança, do sedentário com dislipidemias ao atleta de alto rendimento.

Aplicação na dieta
Bem, já é sabido que esta maravilha realmente existe, não foi invenção de blogueiro, usuário de instagram ou facebook…
Agora surge a pergunta, quando eu devo comê-la?
Muito bem, a resposta é bem simples (na teoria): Quando necessitar de energia!
(“Ahh Muito fácil… manda outra. Rsrss”)
Quando falamos em necessidades nutricionais, estamos falando de uma situação que possui infinitas variáveis. Cada individuo com suas respectivas particularidades no dia a dia significa um universo totalmente diferente, temos a individualidade biológica que faz sermos especiais, que explica as variações de indivíduos da mesma espécie, desta forma fica clara que comer por comer não é eficiente. É necessário que se analise o momento do dia para programar a oferta dos nutrientes. De acordo com as características da batata doce ela poderá ser usada como fonte de energia em qualquer refeição, tudo dependerá da programação de cada individuo.
Para se determinar a necessidade nutricional levamos em consideração alguns aspectos como: sexo, idade, altura, quantidade de massa livre de gordura, rotina no dia a dia, rotina de treinos (frequência/intensidade/método) que esta sendo executado.
Identifique quanto, quando e como você deve ingerir os nutrientes com ajuda de um profissional nutricionista e aproveite desta hortaliça.
A batata doce é muito bem vinda após ser cozida em água, quando é usada como ingrediente em receitas elaboradas, em forma de purê… A maneira de prepara-la fica a seu critério.

Texto desenvolvido pelo Nutricionista Esportivo Diogo Círico

Visitado 6 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067