3 opções de lanches ricos em proteínas

Diogo Círico 21/02/2017

As proteínas são consideradas os nutrientes mais importantes por muitos que treinam, seja na busca por aumento no desempenho atlético, seja para redução de gorduras ou seja para aumento de massa muscular. As proteínas são “endeusadas” não sem motivos, realmente possuem função nobre em nosso organismo sendo usadas para reparar microlesões ocasionadas durante as sessões de treino. Quanto mais intenso e mais longo for à sessão, maiores serão os danos musculares, consequentemente maior será a demanda por este nutriente.

O consumo de proteínas pode representar um problema para alguns indivíduos, isso porque não são muitos os alimentos fontes de proteínas completas, que fornecem todos os aminoácidos essenciais ao nosso organismo. Com o passar dos tempos a população tem criado consciência de que uma dieta adequada é fundamental para conseguir atingir os objetivos pretendidos, por este motivo temos visto cada vez mais cuidados com a dieta praticada. As pessoas tem trocado o lanche da padaria, lanchonete, do shopping por lanches e refeições preparadas em casa, toda esta preocupação por conta de conhecerem que não se pode ter a mesma qualidade nos lanches encontrados fora de casa quando comparados a aqueles preparados em casa.

Pensando na galera que leva a marmitinha de casa elaboramos 3 opções de lanches ricos em proteínas:

1 – Opção
Ovo
Sim, o ovo… simples, único, rico em nutrientes além de ser uma das melhores fontes proteicas que existe. Muita gente fica sem opção de fontes proteicas, pois no trabalho, na escola, nos locais onde se encontram não há refrigeração. No caso do ovo, quando cozido e mantido na sua casca ele pode ser consumido até 48hr após cozimento. Isso significa que você pode levar ovo cozido para o trabalho, para aula, para onde for. Claro, haverá o inconveniente do odor, você precisará de um local arejado para tira-lo da casquinha, excluindo este inconveniente você terá um alimento rico em proteínas e nutrientes.

2 – Opção
Queijo cottage com oleaginosas + frutas.
O queijo é uma fonte de proteínas, pode ser mantido fora de refrigeração por poucas horas, claro que dependerá da temperatura ambiente de onde você se encontra.
Em um recipiente coloque queijo cottage picado, adicione também oleaginosas (castanhas/amendoim) e frutas (ameixa desidratada, damasco, morango, melão, maçã…). Utilize as oleaginosas e frutas de sua preferência.

3 – Opção
Barra de proteínas caseira
Esta opção pode ser considerada mais rica, maior quantidade de nutrientes, pode-se explorar a receita e variar na lista de ingrediente. Uma receita básica seria:
Barra de proteína caseira

Ingredientes:
180 gramas de aveia
80g de manteiga/creme de amendoim
Uma colher e meia de sopa de canela
Meia xícara de leite integral ou desnatado
4 medidores de whey protein (sabor fica a seu critério)

Como preparar
Misture todos os ingredientes em um recipiente
Coloque a mistura em uma forma
Deixe “descansar” na geladeira por 2 ou 3 horas
Corte a mistura em seis partes iguais

Uma opção que precisa de pouquíssimo tempo para preparo, uma opção com pré-preparo rápido, mas que precisa de programação na hora das compras e uma opção com nível mais elevado de preparo.

Divirtam-se na cozinha, boas refeições e bons treinos!

 

Visitado 4 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067